cafeína x esmalte dentário: descubra porque o café escurece os dentes.
Cafeína x esmalte dentário: descubra porque o café escurece os dentes.

O café é a paixão de muitos brasileiros e isso não podemos negar. A bebida está presente em diversos momentos do dia, seja em casa ou no trabalho. Polêmico quando o assunto é seus benefícios à saúde do coração, vilão quando o assunto é a saúde da boca. O café escurece os dentes e a falta de cuidados pode impactar negativamente na aparência do sorriso de seus apreciadores.

A cafeína em contato com a superfície do esmalte dentário, aliado a uma higiene bucal inadequada pode provocar manchas amarelas na estrutura dentária, alterando seu aspecto visual. Ficou interessado no assunto? Então, continue a leitura e saiba como se livrar do amarelamento dos dentes.

Afinal, por que o café escurece os dentes?

Assim como em outros produtos, o café é uma bebida de alta concentração de corante capaz de comprometer a coloração dos dentes. Conhecidas como taninos, essas substâncias orgânicas são de origem natural e podem ser facilmente encontradas em plantas, sementes, frutos e cascas.

Embora seu consumo seja saudável e recomendável por suas propriedades antioxidantes, especialmente em bebidas como vinhos e chás, é importante estar atento quanto a saúde da boca. O tanino presente na semente do café pode transmitir a bebida ação amarelante. Um fator agravante importante é o consumo excessivo de tabaco aliado ao café. Essas duas substâncias podem acelerar o processo, danificando a dentição.

Como evitar o manchamento dos dentes?

Como já destacamos, o café escurece os dentes e seu consumo requer certos cuidados para se diminuir os impactos na aparência do sorriso. Nesse sentido, o primeiro passo é promover uma higienização bucal adequada, com escovação de pelo menos três vezes ao dia. Se possível, é recomendável escovar os dentes sempre após consumir esse tipo de bebida.

Para eliminar o corante dos alimentos e bloquear a ação do ácido presente na maioria deles, a escovação é fundamental. Uma alternativa para aqueles que não podem escovar várias vezes ao dia é o bochecho com água. Esse cuidado permite evitar que a ação do corante se mantenha por muito tempo ativa na boca.

Por fim, o consumo de alimentos detergentes como maçã, melancia, cenoura e brócolis podem ajudar na manutenção da saúde bucal. Isso ocorre, pois esse tipo de alimento é capaz de limpar a superfície dos dentes durante a mastigação, eliminando o mau hálito e até cáries.

Concluindo, ter dentes saudáveis e um belo sorriso é o desejo de muitas pessoas. Entretanto, poucas delas adotam hábitos saudáveis para eliminar manchas e demais problemas que atrapalham na hora de sorrir. Assim, sabendo que o café escurece os dentes, fica mais fácil realizar uma higienização oral mais eficiente e com maior frequência.

Evitar a ingestão excessiva de alimentos que possuam corantes é sempre a melhor saída. Entretanto, basta seguir os simples cuidados listamos para deixar o sorriso sempre perfeito. Ou se preferir, é possível remover as manchas por meio de limpezas profundas e do clareamento dental. Entre em contato e agende agora mesmo sua avaliação!

Adicionar Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *