Descubra como as lentes de contato dental podem estragar os dentes
Dentes estragados: entenda a participação das lentes de contato dental nesse processo.

A correção da cor, formato e disposição dos dentes é uma das maiores preocupações do mercado odontológico na atualidade. Muitos pacientes que se sentem insatisfeitos com a aparência do seu sorriso recorrem diariamente aos consultórios dedicados a odontologia estética.

Em meio aos serviços oferecidos, estão as lentes de contato dentais, mas, o que pouca gente sabe é que um tratamento inadequado pode levar a dentes estragados. Esse laminado cerâmico que é produzido a partir de diferentes materiais e compostos, são empregados para recobrir a parte visível dos dentes.

Contudo, a falta de experiência profissional ou a utilização de técnicas equivocadas pode levar ao surgimento de diversos problemas dentais, dentre eles algumas infecções que, em casos mais graves, a perda do dente. Ficou interessado no assunto? Então, continue a leitura e entenda porque isso acontece!

Quais são os prós e contras da lente de contato?

Antes de qualquer coisa, é fundamental ressaltar que toda técnica empregada em prol da restauração ou estética do sorriso envolve benefícios e desvantagens. Por um lado, seu uso pode mascarar a cor original dos dentes, oferecer uma  grande durabilidade de cor e brilho — quando seguidas todas as recomendações médicas —, devolver o alinhamento dos dentes substituindo tratamentos convencionais como os aparelhos ortodônticos.

Entretanto, alguns materiais como a faceta de porcelana exige o desgaste do dente natural para melhor fixação das lentes na superfície dentária — e isso se dá de maneira irreversível. Os custos do procedimento são elevados, especialmente diante da habilidade e técnica requerida para promoção de um tratamento eficiente. Portanto, a escolha do profissional é muito importante para evitar que dentes estragados em decorrência de erros.

Afinal, quais os riscos e problemas envolvidos?

Não tão raro, a imprensa brasileira e as mídias sociais relatam problemas frequentes com a aplicação incorreta das técnicas de colocação das lentes de contato dental. Embora se trate de um procedimento simples e, muito seguro — quando respeitado o planejamento e realizado todos os exames necessários — situações como infiltração decorrente de cáries, sensibilidade excessiva e até a perda do dente podem ocorrer.

Além da imperícia do profissional, a qualidade do material utilizado no procedimento é responsável direto pelo sucesso (ou não) do mesmo. Ou seja, a utilização de materiais de baixa qualidade ou até mesmo contaminados podem trazer sérios riscos à saúde bucal dos pacientes.

Embora seja possível adotar contramedidas de segurança para diminuir a incidência de erros durante a colocação das lentes, alguns problemas estão associados aos dentes estragados por conta dessa técnica. No geral, é comum que os resultados estéticos não sejam satisfatórios e frustrem muitos pacientes. Contudo, ainda pode haver problemas de impacto negativo à saúde, sendo os principais deles:

  • infiltração por meio de cáries nos dentes naturais;
  • sensibilidade excessiva nos dentes em consequência aos desgastes;
  • inflamação da gengiva causada por placas bacterianas;
  • infecção gengival grave que danifica as gengivas e pode destruir o osso maxilar;
  • entre outros.

Concluindo, a utilização de técnicas de aplicação de lentes de contato dental é um procedimento odontológico bastante sério. Diante do contexto que apresentamos nos tópicos anteriores, é importante buscar por uma equipe profissional, que adota medidas de segurança e demonstra cuidados durante o planejamento. Só assim é possível evitar danos irreversíveis como dentes estragados.

Gostou deste conteúdo? Então, compartilhe-o em suas redes sociais e ajude seus amigos a estarem por dentro desses cuidados indispensáveis. Até a próxima.

Adicionar Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *