Qual o prazo de recuperação após implante dentário? Saiba agora!
Qual o prazo de recuperação após implante dentário?

Uma das dúvidas mais recorrente entre pacientes que estão interessados em realizar o implante dentário está diretamente ligada com o repouso após procedimento. Embora se trate de uma intervenção minimamente invasiva, essa técnica exige certos cuidados por parte dos pacientes, de modo a beneficiar o processo de cicatrização e potencializar os resultados.

É importante lembrar que o implante dentário se trata de um procedimento cirúrgico como qualquer outro, portanto, seguir as orientações de repouso e cuidados é extremamente recomendável. Portanto, se você possui anseios sobre a recuperação após implante dentário, está no lugar certo. Continue a leitura e tire suas dúvidas!

O que é um implante dentário?

Em linhas gerais, o implante dentário é um tipo de procedimento caracterizado pela fixação de um pino feito de titânio sobre o osso da arcada dentária, fazendo as mesmas funções que a raiz de um dente, por exemplo. Comumente utilizado para substituir dentes não saudáveis ou preencher espaços, de modo a melhorar consideravelmente a mastigação e a estética do sorriso.

Quais os sintomas mais comuns após implante?

Embora alguns pacientes possam se queixar de dor, quadros agudos não são processos comuns após uma cirurgia bem sucedida. Entretanto, é natural que ocorram certos desconfortos e até mesmo a inflamação da região, uma vez que esta será bastante afetada durante o procedimento.

Ademais, outras condições de saúde podem provocar sintomas que são erroneamente atribuídos a cirurgia, como dores de cabeça. Diante disso, é fundamental fazer um estudo minucioso sobre os aspectos da saúde do paciente antes do procedimento, bem como fazer tratamentos de problemas como o bruxismo e a oclusão dentária.

Quais são os cuidados do pós-operatório?

Essa fase é muito importante para a recuperação do paciente bem como a estabilização do implante, no qual corresponderá ou não na eficiência do tratamento. Além de evitar complicações, os cuidados do pós-operatório como repouso e alimentação adequada podem ajudar no fortalecimento do implante, acelerando o processo de cicatrização. Confira, a seguir, mais detalhes sobre cada um deles.

Recuperação

Durante o período de recuperação — que pode ser de 48 horas à 10 dias corridos —, o paciente deve se abster de realizar tarefas que prejudiquem a cicatrização na boca. Em outras palavras, é importante evitar ficar com a cabeça baixa, ingerir alimentos sólidos ou realizar esforços físicos de muita intensidade, pelo menos nos 2 primeiros dias.

Dependendo do tipo de técnica empregada e do processo de recuperação de cada indivíduo, o paciente volta a ter uma vida normal logo nas primeiras horas. Contudo, caso seja necessário realizar enxerto ósseo para viabilizar a instalação do pino na arcada dentária, o prazo de recuperação pode se estender de 4 a 8 meses.

Alimentação

Manter uma dieta saudável e equilibrada é fundamental para potencializar os resultados da operação, bem como auxiliar no processo de cicatrização e consolidação do osso. Por conta disso, é necessário adotar hábitos alimentares diferentes, a partir do consumo de alimentos frios e de consistência mais pastosa.

Ainda, o processo de higienização da boca e dos alimentos deve ser pensado com rigor, para evitar a proliferação de bactérias no local do implante. Os alimentos que não devem ser ingeridos também são muito importantes, uma vez que estes podem prejudicar a recuperação após a cirurgia. São eles:

  • alimentos duros;
  • bebidas ácidas ou gaseificadas;
  • bebidas alcoólicas;
  • alimentos quentes e crocantes.

Higienização dos dentes

Por fim, a escovação dos dentes se torna um aspecto ainda mais importante durante o pós-operatório. A falta de cuidados básicos com a higiene bucal pode acarretar em sérios problemas e complicações em decorrência de infecções e o acúmulo de bactérias. Casos mais graves, por exemplo, podem resultar na rejeição do pino pelo organismo. Portanto, a dica é estar sempre atento para manter a boca e os dentes sempre limpos.

Concluindo, a recuperação após implante dentário é uma etapa muito importante que, por óbvio requer muitos cuidados, mas muito simples e menos complicado do que as pessoas imaginam. Além de devolver a autoestima, esse tipo de procedimento pode melhorar a saúde dos pacientes por meio de um sorriso saudável e bonito.

O que achou das informações que apresentamos neste texto? É sempre bom ressaltar a importância de seguir todas as orientações dadas pelo cirurgião dentista. Por isso, não deixe de entrar em contato conosco para marcar uma avaliação agora mesmo!

Adicionar Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *