Entenda os principais riscos da lente de contato dental
Quais são os principais riscos da lente de contato dental?

Com o passar do tempo, os tratamentos estéticos se tornaram cada vez mais procurados em clínicas odontológicas de todo o país. Entre os procedimentos mais realizados, as lentes de contato dental são os queridinhos dos pacientes, especialmente por sua finalidade: oferecem um sorriso mais harmônico e visualmente mais bonito.

Embora exista uma centena de benefícios, é importante destacar os riscos da lente de contato dental. Em linhas gerais, os problemas podem ocorrer a partir da falta de experiência dos profissionais e a negligência durante exames e planejamento clínico do procedimento. Continue a leitura e entenda mais sobre o assunto.

Manchas ostensivas

A superfície dentária é uma região extremamente sensível a manchas, principalmente diante do uso constante de antibióticos ou pelo contato excessivo com flúor presente nos cremes dentais. Em função do comprometimento do esmalte, a cor escura pode aparecer com maior intensidade, dificultando o processo de clareamento profissional e, consequentemente gerando um impacto visual negativo no sorriso.

Aplicabilidade do tratamento

Diferente do que muitas pessoas imaginam, é fundamental que os dentes naturais estejam dispostos de forma razoavelmente alinhada. Isso se dá por conta da aplicação do material, que é indicado para correções com pouca intensidade. Pacientes que possuam dentes tortos, com restaurações dentárias com o uso de resinas, por exemplo, não podem receber esse tipo de tratamento.

Inviabilidade de cores claras

A cor das lentes é um aspecto importante para muitos pacientes que procuram por esse tipo de tratamento. Contudo, a utilização de técnicas para promover lâminas com branco intenso promove um tratamento sem naturalidade e extremamente artificial. Por conta disso, o tratamento com facetas de porcelana se torna uma opção mais viável e indicada, já que se trata de um material mais versátil.

As lentes de contato são muito delicadas

Embora se trate de um procedimento pouco invasivo, este pode ser considerado um dos trabalhos mais difíceis da odontologia por conta do material utilizado. Demasiadamente frágil e melindrosa, qualquer descuido por parte do profissional poderá impactar negativamente no resultado final, já que as lentes são pouco espessas e aquelas de qualidade superior podem ser inacessíveis para alguns públicos.

Raras indicações de aplicação

Como já destacamos, a delicadeza das peças é um dos maiores riscos da lente de contato dental e os pontos negativos não param por aí. Por um lado o tratamento é realizado sem a necessidade do desgaste do esmalte dentário.

Em contrapartida, a falta de apoio limita as possibilidades de aplicação para correção do formato e coloração dos dentes naturais. Diante dessa situação, o uso de técnica baseada na aplicação de facetas laminadas reduz ainda mais a usabilidade deste recurso.

Por fim, é muito importante destacar que o diagnóstico incorreto e um planejamento inadequado permite que situações mais graves em decorrência dos riscos da lente de contato dental ocorram. Em outras palavras, as lâminas quando mal adaptadas e com excessos, podem provocar inflamações graves, levando ao acúmulo de bolsas de pus no tecido gengival.

Gostou deste conteúdo? Então, assine nossa newsletter e receba mais informações importantes como essa. Assim, você fica por dentro dos procedimentos que realizamos por aqui e reduz as possibilidades de ficar insatisfeito com os resultados. Até a próxima!

Adicionar Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *